sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Últimas burocracias para estar legal nos EUA "Missão Nova Iorque" Capítulo IV

     Depois de conseguires ter o documento I-20 e finalizado o formulário DS-160, seguem-se os passos seguintes, como, o pagamento da taxa SEVIS, agendamento do dia da entrevista na embaixada e o respetivo pagamento de agendamento da entrevista. Estes três processos são obrigatórios mas, na minha opinião, considero que efetuar um pagamento para uma entrevista não faz sentido e, além disso, o preço é extremamente elevado, porém, será tudo explicado em seguida. 
     O que é a taxa SEVIS? Como agendar e efetuar o pagamento da entrevista?
     Começando pela primeira questão, a SEVIS é designada por Student and Exchange Visitor Information System, em português significa visitantes de estudantes e intercâmbios. Por conseguinte, é o sistema nacional dos EUA para controlar a entrada de novos estudantes no país para que estes estejam legais e com as condições burocráticas para residir temporariamente nos EUA. Para qualquer tipo de visto de estudante é obrigatório efetuar a inscrição e o respetivo pagamento da SEVIS. No entanto, os preços são diferentes consoante o tipo de requerimento de visto, ou seja, o visto F (estudantes universitários ou de escolas públicas e privadas) tem um custo de 160$, o visto P (Atletas, artistas e entertainers) com um custo de 190$ e entre outros preços. Abaixo do texto deixo um link do governo dos EUA a explicar pormenorizadamente sobre a SEVIS e todas as categorias de preço. 
     De seguida, após o pagamento da Taxa SEVIS irás receber a confirmação da receção, sendo que terás de levar essa confirmação para a embaixada dos EUA no dia da entrevista. Desta forma, quando receberes por e-mail a confirmação do pagamento (recebes a confirmação imediata logo após introduzires os dados do cartão crédito/débito) e estarás apto para agendar a entrevista. De salientar, o agendamento é feito no website do governo americano (non immigrant visa), cujo o link, também estará disponível abaixo deste texto. No meu ponto de vista, o agendamento da entrevista é um processo simples e muito flexível para as pessoas que estão a requerer o visto, isto porque, tens a possibilidade de escolher o dia, as horas, dia da semana e o mês da entrevista. Contudo deves ter em conta que é impossível marcar entrevistas à sexta-feira e ao fim-de-semana pois, os serviços para efeitos de entrevistas estão encerrados. Por outro lado, a marcação da entrevista, como já referi anteriormente, tem um custo de 144€ (posso estar enganado mas é à volta desse valor). Se me perguntares porque tem um custo? Infelizmente não te sei responder... 
     Em suma, estes são os últimos passos antes da entrevista na embaixada e, consequentemente, obrigatórios para a conclusão do visto. No próximo capítulo irei abordar a entrevista na embaixada e a minha experiência lá. 

Link de informação da SEVIS - https://ais.usvisa-info.com/pt-pt/niv/information/fee

Link de agendamento e pagamentos - https://ais.usvisa-info.com/pt-pt/niv

Podes seguir no facebook o blog Dentro do horário no Facebook em: https://www.facebook.com/dentrodohorario/
   

     

Sem comentários:

Enviar um comentário