domingo, 1 de janeiro de 2017

Passei na entrevista da Embaixada! "Missão Nova Iorque" Capítulo V

     De acordo com os passos que tenho abordado nos capítulos anteriores, vem o momento mais esperado e decisivo, o que te dá acesso a estar nos EUA, a entrevista e, consequentemente, o visto.
     Pois bem, neste capítulo vou abordar a minha experiência, por acaso, foi muito diferente do que realmente esperava. Antes de avançar para a entrevista, uns dias antes fiz pesquisas no YouTube sobre experiências de pessoas que tinham passado pela entrevista e, para o meu espanto, diria que 90% dos vídeos que vi, as pessoas ficaram com o visto negado. Perante vários vídeos sucessivos começei a ficar com receio porque, havia de facto, muitas pessoas em pânico por não terem conseguido o visto e, claro, eu pensava como iria ser o meu caso... será que vou ter o visto negado? Para quem me conhece, sabe que a minha cabeça de acordo com estas situações consegue construir mil e um cenários negativos, até chegar ao ponto de estar parcialmente em colapso cerebral. Desta forma, até ao dia da entrevista estava em completo desasossego, via cada vez mais vídeos de pessoas com o visto negado, enfim, foram momentos até ao começo da entrevista com muito sofrimento.
     Dia 2 de junho pela manhã lá estava combinado com a embaixada dos EUA a tal entrevista. Na verdade, foram duas entrevistas, uma em português e outra em inglês. Por volta das 9h da manhã já estava a entrar na embaixada, aquilo é como se fosse um aeroporto quando uma pessoa se dirige para a zona de segurança, por isso, tive que passar por um detetor de metais e só podia levar comigo os meus documentos para efeitos de aprovação de visto. Para meu espanto, o telemóvel teve que ficar com a segurança da embaixada, não questionei os seguranças pois fazia parte do plano de segurança da embaixada, simplesmente, limitei-me entregá-lo, assim como, todos os meus pertences também. 
     Ao entrar na primeira sala da embaixada deparo-me com uma mulher em frente a uma secretária para proceder à primeira entrevista. A mulher tinha um ar muito juvenil diria que tinha entre os 25 a 30 anos, era muito simpática e deu para relaxar um pouco, tendo em conta que vinha com a pressão dos vídeos do YouTube. De seguida, requere-me os documentos que necessitava de apresentar (documento I-20, confirmação do formulário DS-160 preenchido, taxa SEVIS e a taxa do agendamento da entrevista) para iniciar a seguinte entrevista. Nesta primeira entrevista, simplesmente, só queria verificar se tinha os documentos todos que necessitava, falar comigo sobre o visto de estudante e entre outras coisas relacionadas com os EUA. 
     Entre a primeira entrevista e a segunda houve um período de duas horas de espera. No meio deste tempo de espera, começei a ficar ansioso a pensar no que havia de dizer e na forma de como responder às questões que me poderião colocar, sendo que esta já seria em inglês. Passadas as duas horas, sou chamado para a entrevista... A entrevista correu mesmo muito bem, queria saber pormenorizadamente o que ia para lá fazer, qual o meu objetivo e missão nos EUA, o que fazia cá em Portugal, verificou também, a minha situação económica através do extrato bancário (tema que abordei no capítulo II)... Foi uma conversa agradável e não era de todo como as outras pessoas do YouTube diziam ser, não tive mesmo nenhum problema e, no final, o meu visto é aprovado e já estou legal nos EUA! Além disso, a mulher era também muito simpática e até fez-me esboçar uns sorrisos no meio de tanto nervosismo. Diria mesmo que demorou menos de 5 minutos a conversa, fiquei impressionado...
     Desta forma, o que faltava mesmo era embarcar para a minha a
ventura, não percas nos próximos episódios.
     Ahhh lembrei-me: o passaporte fica com a embaixada que passado 5 dias úteis, enviam e recebes o passaporte com o visto já inserido, na tua morada de residência.

   Notas: 

  1. É importante provar que depois do meu programa terminado nos EUA, fazia intenções de voltar para Portugal.
  2. Não ver vídeos no YouTube, todos eles são brasileiros e a realidade que atualmente decorre no Brasil é diferente do que em Portugal, por isso, as medidas de aprovação de visto são mais exigentes e os critérios poderão ser diferentes.
  3. Não esquecer dos documentos requeridos, a não comparência dos mesmos implica a negação do visto.
  4. Segue o dentro do horário no Facebook em https://www.facebook.com/dentrodohorario/

Sem comentários:

Enviar um comentário