sábado, 3 de dezembro de 2016

Primeiro passo para o visto Americano "Missão Nova Iorque" Capítulo II

Este é o meu documento I-20
     Qualquer tema relacionado com burocracia é sempre uma dor de cabeça, independentemente do país para onde queremos ir, fora da União Europeia. O que venho abordar neste capítulo são os primeiros passos para obter o visto americano, assim sendo, existem vários tipos de visto, como por exemplo, trabalho, investidor, estudante, refugiado, entre outros. No entanto, como nesta série "Missão Nova Iorque" destina-se à minha experiência pessoal, abordo unicamente o tipo de visto F-1. 
      Antes de abordar o tema, alerto-te que este processo de visto é longo e demora alguns meses até estar finalizado, no meu caso em particular, demorou cerca de 4 meses. É necessário ter alguma paciência e não falhar nos passos pois, em caso de falha, obviamente, demorará mais tempo a tirá-lo ou, na pior das hipóteses, o visto poderá ser negado e o sonho americano poderá acabar antes de ter começado. 
      Como referi anteriormente, o meu tipo de visto é o F-1, ou seja, o visto de estudante. Mas o que é preciso fazer para obter este visto? Em primeiro lugar, é necessário estares inscrito numa escola/universidade dos Estados Unidos, sendo necessário obteres a aprovação da escola para poderes frequentar o curso. A escola irá enviar-te um documento importantissímo que apresentarás na Embaixada e, posteriormente, levá-lo contigo para os Estados Unidos, sendo esse documento designado por I-20. Porém, antes de a escola enviar-te esse documento tens que enviar alguns dados pessoais, tais como, o teu passaporte, um extrato bancário da pessoa/instituição que te vai ajudar a
suportar as despesas que terás nos Estados Unidos (no meu caso foram os meus pais) com uma quantia mínima superior a 3.500,00$ e a tua morada de residência. Confesso-te que fiquei intrigado quando me pediram um extrato bancário porque é algo tão pessoal e, na minha opinião, ninguém tem de saber essas informações. Na verdade, faz parte do processo e serás obrigado a apresentá-lo à escola para receberes o I-20 e, futuramente, à Embaixada. Mas porquê 3.500,00$? É um valor estipulado pelo Governo Americano que considera o quanto uma pessoa gasta mensalmente em viver nos Estados Unidos. De facto, é um valor muito alto mas em relação ao estilo de vida americano perceberás que é um valor acessível, por exemplo, em Nova Iorque um apartamento t-1 poderá ter um custo mensal de renda no mínimo em 2.000,00$ (em Manhattan), mais as despesas com alimentação e outras despesas que surgirão poderás gastar perto do valor estipulado ou, muito mais, consoante os teus gastos. De salientar, os Estados Unidos é um país muito caro comparado com Portugal, por isso, é necessário estares consciente dos teus gastos, mesmo que tenhas alguma bolsa de renumeração.
      Em suma, o documento I-20 é a prova que uma instituição americana está "acolher-te" e a responsabilizar-se por ti enquanto estiveres nos Estados Unidos, desta forma, o primeiro passo é receberes o documento I-20 em tua casa para depois conseguires completar os outros passos seguintes que serão explicados nos próximos capítulos!

        Nota: No meu caso o documento I-20 demorou dois meses a chegar. Negaram-me no primeiro requerimento de I-20, isto porque, apresentei uma carta do meu banco por escrito a especificar que tinha igual ou mais do 3.500,00$. Tens mesmo que enviar o extrato bancário!

Sem comentários:

Enviar um comentário